Fornecedores de tecidos recuperados e reciclados


Fornecedores de tecidos recuperados e reciclados

tecido reciclado
Photo by Quang Nguyen Vinh from Pexels

Como explicamos no primeiro dia de aula do nosso programa de mentoria de marcas de moda sustentável, o nosso trabalho com as marcas participantes em se assenta na elaboração de planos de produção que envolvem os três pilares da sustentabilidade: a ambiental, a econômica e a social.

Em nossa visão as marcas podem e devem obter lucro da produção e venda das suas coleções de moda sustentável. Não queremos que as startups por nós incubadas dependam de fundos e apoios públicos e investimento externo eternamente. No entanto, como é obvio este lucro não pode vir da utilização pura e simples de matéria prima barata se esta polui o meio ambiente. Também não pode vir do pagamento inadequado e condições de trabalho precárias dos seus colaboradores.

Estás em busca de outros materiais sustentáveis? Te inscreve no Programa de Inovação em Moda Sustentável

Hoje a inovação em moda sustentável enfrenta um problema em relação ao alto custo da moda sustentável. Os consumidores nem sempre querem pagar mais para terem um produto que atenda a todas as condições de desenvolvimento ambiental e social. Por isso, as marcas tem de ser criativas para reduzirem os seus custos enquanto ao mesmo tempo preservam os seus valores de produção de moda ética.

A compra de "estoques mortos", tecidos e fibras desperdiçados por outras marcas e a compra de materiais de alta qualidade reciclados a partir de roupas descartadas ou de plástico coletado do oceano podem ser uma ótima solução para resolver este impasse.

De acordo com a QUEEN OF RAW, mais de US $ 120 bilhões em excesso de tecido são desperdiçados em armazéns e nossas casas. 

Com a incorporação do uso deste materiais em seus planos de negócios, as marcas podem economizar dinheiro enquanto contribuem para uma economia circular e sustentável.

Para te ajudar a encontrar as ferramentas que te auxiliam nesta circularidade preparamos um guia com contatos de fornecedores destes materiais localizados nos Estados Unidos e na Europa. Estes contatos fazem parte do banco de dados do nosso Programa de Inovação e Empreendorismo em Moda Sustentável. 


QUEEN OF RAW


QUEEN OF RAW é um marketplace de compra e venda online de restos de tecidos não utilizados. Eles trabalham em colaboração com o MATERIA MX , uma ferramenta que auxilia as marcas a mapear, medir e rastrear suas cadeias de suprimentos para melhorar o controle e reduzir o desperdício. Eles afirmam que esta ferramenta é capaz de transformar o desperdício em lucro.


Na plataforma da QUEEN OF RAW além de comprar, você também pode vender os tecidos não utilizados pela sua marca. Ela funciona para os dois lados. Assim, é possível inovar sem desperdiçar o tecido que lhe foi útil no passado recente.


Os escritórios de ambas as empresas está localizado em Nova York, US. Eles atendem tanto designers de moda quanto designers de intererioes.


FABSCRAP


A FABSCRAP é uma plataforma que fornece serviços de retirada de restos de tecidos das empresas de moda e design, arte e entretenimento em Nova York. Com uma equipe que inclui estudantes, artistas, costureiras, artesãos, designers, e manufatura eles utilizam novas tecnologias para que os tecidos sejam reciclados e reutilizados, de modo a não irem parar nos aterros sanitários.


I WANT FABRIC


I WANT FABRIC  está localizada em Machester, no Reino Unido. Trata-se de uma empresa familiar com 3 anos de existência. Em sua plataforma online eles realizam a venda de couro recupado, que pode ser acessados diretamente neste link.


PURE WASTE TEXTILES


PURE WASTE TEXTILES  é uma empresa filandesa com escritórios na Alemanha e na Bélgica. Eles informam que trabalham com matéria prima 100% reciclada, renovando 90% da energia investida na produção dos tecidos. Não utilizam químicos perigosos, economizando 2.700 litros de água por t-shirt. A sua plataforma é clara e permite encontrar muita informação sobre o processo de tratamento e recuperação dos tecidos.

SEAQUAL


SEAQUAL oferece fibras de polyester feitas a partir de materiais reciclados incluindo garrafas e plásticos retirados do oceano. SEAQUAL pertence ao grupo SANTANDERINA, que engloba diversas indústrias têxtis de toda a Europa. Eles reciclam materiais como o TENCEL™, o cotton e o jeans.


Estes são alguns dos contatos que pertencem a base de dados elaborada para os participantes do programa de mentoria em desenvolvimento de moda sustentável da Slow Innovation Brands.

Nesta base de dados incluimos estes e outros contatos de de fornecedores de matéria-prima reciclada que resultam na composição de novos tecidos. Esperamos que eles possam ser aplicados ao plano de produção circular da sua marca de moda ou de design de interiores. Caso queiras ter acesso a mais contatos receber ajuda personalizada para o desenvolvimento da sua marca junte-se hoje mesmo ao nosso Programa de Inovação em Moda Sustentável.




1 comment


  • Lima Vila

    Thankyou very useful information


Leave a comment


Please note, comments must be approved before they are published