Inovação em Moda Sustentável


O Programa de Incubação e Inovação em Moda Sustentável da Slow Innovation Brands promove a colaboração entre o trabalho artesal de designers, costureiras e carpinteiros locais com os resultados das pesquisas de estudantes universitários que tem se dedicado a pesquisa e no desenvolvimento de novos materiais ecológicos, como o fio de cortiça, o couro e a embalagem criados a partir dos restos da bananeira. 

Os artesões locais desenvolvem o seu trabalho com muitas dificuldades econômicas assim como os estudantes de mestrado e doutoramento, que colaboram conosco, que na maior parte dos casos não possuem bolsas de estudos e estão desempregados ou a trabalhar em posições não relacionadas ao que estão a estudar. 

Nós colocamos esses makers em contato e lhes ajudamos a desenvolver, a promover e a vender os seus produtos e coleções. 

Como funciona o Programa de Inovação em Moda Sustentável?

Os participantes trabalham sozinhos ou em equipas, e recebem orientação e acompanhamento de especialistas nas áreas de produção e manufatura sustentável, escolha de materiais ecológicos, design circular, eco-marketing, negócios, finanças, corwdfunding, proteção à propriedade intelectual e outras áreas. O objetivo é criar coleções de moda sustentáveis. Os alunos tem acesso a todas as orientações de que precisam e materiais exclusivos adicionais.

Faz a sua inscrição aqui!

O que está incluído no Programa de Inovação em Moda Sustentável?

  • 10 workshops em diferentes áreas, como finanças, design circular, eco-marketing, contratos com forncedores e clientes, investimentos, crowdfunding, propriedade intelectual, entre outros (presencial em Lisboa ou online);
  • 10 sessões de orientação individual com mentoria dos projetos slow fashion;
  • acesso a material didático exclusivo com plano de trabalho semanal e templates para orientação e conclusão das tarefas;
  • assistência na formação de equipes diversificadas e interdisciplinares entre os participantes;
  • organização de feiras de exposição do trabalho dos participantes, com espaço para networking e autopromoção;
  • acesso exclusivo à lista de fornecedores de tecidos ecológicos na Europa de acordo com os produtos criados por cada startup;
  • acesso à lista exclusiva de mercados físicos e online onde os participantes podem colocar suas coleções à venda por preços especiais;
  • descontos especiais em atividades de parceiros, como cursos de costura, upcycling, SEO, design e comércio eletrônico;
  • auxílio na prototipagem com recomendação de desginers de moda e profissionais experientes na construção de moldes de cada produto;
  • Opcional: fase prática de prototipagem onde os participantes podem escolher entre aprender a construir sapatos ou bolsas artesanais, a ilustração manual de bolsas ou sapatos e roupas. Essa fase é opcional e tem um custo adicional associado de acordo com cada projeto e modelo pretendido. Para saber mais nos envie um e-mail.  

Nosso banco de dados inclui contatos de fornecedores e manufatura localizados em na Europa e na América Latina. 

Onde e como?

O material didático é disponibilizado online e inclui vídeo aulas gravadas e conteúdos de leituras e tarefas práticas que o estudante pode realizar quando e onde quiser. As reuniões de mentoria individual ocorrem uma vez por semana, em tempo real entre o mentor e o participante. Ela podem ser realizadas presencialmente na FCSH da Universidade Nova de Lisboa ou online.

Faz a sua inscrição aqui!

 

SLOW INNOVATION BRANDS

Workshops e oficinas, visitas guiadas a fábricas, contatos de fornecedores e lojas, eventos de networking com parceiros e investidores, concursos, crowdfunding, dia de coworking, atividades ao ar livre como trekking e caminhadas, meditação, yoga e muito mais. 

A Slow Innovation Brands tem o compromisso de ajudar a não apenas criar marcas e produtos sustentáveis, mas também novos conceitos e coisas que das quais as pessoas realmente precisam. Nos dias atuais, temos muitas coisas e devemos consumir de forma consciente. É por isso que a SIB realiza não apenas pesquisas de mercado mas também estudos de impactos ambientais e sociais dos produtos que são criados pelas marcas. Não queremos apenas inovação, queremos a inovação necessária para um mundo melhor e isso inclui a valorização das técnicas tradicionais e do trabalho de artesãos locais. 

Quer saber mais e fazer a sua inscrição nos envie um e-mail para tati@slowinnovationbrands.com com as suas perguntas ou click aqui e faça a sua inscrição agora.  


Leave a comment


Please note, comments must be approved before they are published