Arte, artesanato, moda sustentável made in Portugal, matéria-prima sustentável, tecidos orgânicos, encontro com produtores sustentáveis, culinária local e atividades culturais esperam por você na FIA!
Os objetivos para o desenvolvimento sustentável fixados pelas Nações Unidas para os próximos anos podem ser um ótimo ponto de partida para encontrar os problemas que a sua marca de moda sustentável ajudará a resolver.
Mônica Gonçalves, a Casa Grigi e o In.filo fazem parte da nossa comunidade de makers sustentáveis e são parceiros do programa de incubação e mentoria em moda e design sustentável da Slow Innovation Brands. A Mônica vem trabalhando do desenvolvimento de novos materiais sustentáveis como o fio de cortiça e o couro de banana. Ela faz parte da nossa equipe técnica como professora e consultora. Nós realizamos uma entrevista com ela para você conhecer mais sobre a sua trajetória! Quem é a Mônica? O seu percurso foi pautado por vários concursos: Destacam-se os primeiros lugares no Roménios em Berlim em 2010; Campeonato Europeu ‘Euroskills’ em 2011; EcoFriendly do Portugal Fashionem 2012; O primeiro prémio no Campeonato Europeu valeu-lhe uma bolsa de...
O fio de cortiça é uma inovação ecológica. Ele pode ser aplicado na criação de vários produtos sustentáveis, incluindo roupas e objetos de design de interiores. Monica Gonçalves, uma das professoras do Programa de Inovação em Moda Sustentável da Slow Innovation Brands é a detentora da patente internacional deste material ecológico.
O Programa de Incubação e Inovação em Moda Sustentável da Slow Innovation Brands promove a colaboração entre o trabalho artesal de designers, costureiras e carpinteiros locais com os resultados das pesquisas de estudantes universitários que tem se dedicado a pesquisa e no desenvolvimento de novos materiais ecológicos, como o fio de cortiça, o couro e a embalagem criados a partir dos restos da bananeira.